SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65EDUCATION TEACHERS FOR MIXED GRADE GROUPS: narrative as an educational toolINITIAL TRAINING IN CHILD EDUCATION: a bibliographic study on teachers' practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo  and  PINTO, Keila Santos. SENTIDOS DA/PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS COORDENADORAS: lições da experiência. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.313-324.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50940.

O artigo discorre sobre o processo formativo de professoras coordenadoras ao longo de um curso promovido pela Secretaria Municipal da Educação de um município paulista. A pesquisa teve como objetivos compreender os sentidos atribuídos a essa formação e os modos de estar na escola como professoras coordenadoras. Os dados de análise são compostos de cartas endereçadas às formadoras apontando os sentimentos, expectativas e necessidades formativas. As análises, orientadas pelo paradigma indiciário, evidenciaram que a formação foi compreendida como um momento de interrupção da rotina e possibilidade de deslocamento do olhar e, consequentemente, atribuição de sentido para o trabalho. Estar entre os colegas compartilhando ideias e sentimentos contribuiu com o sentimento de pertencimento no grupo e valorização da função.

Keywords : formação continuada; formação de formadores; professoras coordenadoras; cotidiano escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )