SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65FORMACIÓN DE EDUCADORRES DE AULAS MULTIGRADO: la narrativa como dispositivo de formaciónFORMACIÓN INICIAL EN EDUCACIÓN INFANTIL: un estudio bibliográfico sobre las prácticas docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo  y  PINTO, Keila Santos. SENTIDOS DA/PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS COORDENADORAS: lições da experiência. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.313-324.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50940.

O artigo discorre sobre o processo formativo de professoras coordenadoras ao longo de um curso promovido pela Secretaria Municipal da Educação de um município paulista. A pesquisa teve como objetivos compreender os sentidos atribuídos a essa formação e os modos de estar na escola como professoras coordenadoras. Os dados de análise são compostos de cartas endereçadas às formadoras apontando os sentimentos, expectativas e necessidades formativas. As análises, orientadas pelo paradigma indiciário, evidenciaram que a formação foi compreendida como um momento de interrupção da rotina e possibilidade de deslocamento do olhar e, consequentemente, atribuição de sentido para o trabalho. Estar entre os colegas compartilhando ideias e sentimentos contribuiu com o sentimento de pertencimento no grupo e valorização da função.

Palabras clave : formação continuada; formação de formadores; professoras coordenadoras; cotidiano escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )