SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66SURDEZ, TDAH E CONTAGEM: a experiência de João à luz da teoria dos campos conceituaisDESENVOLVENDO PRÁTICAS E VALORES PARA A INCLUSÃO SOCIAL: as contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola especializada para alunos com deficiência visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FREITAS, Ana Paula de; DAINEZ, Débora  e  CARVALHO, Claudia Adriana Silva de Mello. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.152-165.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57860.

Este artigo aborda a temática das práticas pedagógicas alfabetizadoras e inclusivas e visa investigar o processo de apropriação da linguagem escrita e as possibilidades de desenvolvimento de um aluno com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual matriculado no segundo ano do ensino fundamental da educação básica. Fundamenta-se teórica e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural. As análises das situações de sala de aula permitem argumentar que as práticas alfabetizadoras integram a situação social de desenvolvimento, possibilitando a constituição de novas formações psíquicas. Considera-se que as propostas de ensino da linguagem escrita devem priorizar as crianças e suas vivências, as múltiplas relações que ela estabelece com a linguagem e as situações enunciativas que englobam os aspectos formais e a produção de sentidos.

Palavras-chave : teoria histórico-cultural; linguagem escrita; educação especial..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )