SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66INFLUENCIA DE LA MODELACIÓN DE CUENTOS EN EL DESARROLLO INTELECTUAL DE DISCAPACITADOS MENTALES: la modelación de cuentos y la discapacidad mentalPROGRAMA TALENTO METRÓPOLE: nuevas trayectorias de desarrollo para jóvenes con Altas Habilidades/Superdotación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

NUNES, Camila da Silva  y  GELLER, Marlise. APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: perspectivas da educação inclusiva no município de Gravataí/RS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.196-210.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57858.

Este artigo busca refletir sobre como os diferentes espaços escolares, a sala de aula regular da escola na perspectiva da educação inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado, abordam conceitos matemáticos com os alunos. A partir de um recorte da tese de doutorado, analisamos as intervenções pedagógicas implementadas nesses espaços, com quatro alunos público-alvo da educação inclusiva, matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Gravataí, Rio Grande do Sul (RS). Os resultados da pesquisa apontaram que as estratégias de intervenção utilizadas, como jogos pedagógicos, material concreto e tecnologias, potencializaram a aprendizagem matemática dos estudantes, possibilitando um maior envolvimento nas tarefas propostas, despertando, assim, o interesse pela aprendizagem de conceitos matemáticos iniciais. Por fim, observamos que as intervenções pedagógicas, oriundas do Atendimento Educacional Especializado, se sobressaem em relação à sala de aula regular, pois os estudantes frequentam esse espaço com interesse e curiosidade. Pode-se inferir que esse interesse se origine, devido as atividades serem propostas de forma individualizada ou em pequenos grupos, além de assumirem um caráter mais criativo.

Palabras clave : educação matemática; intervenções pedagógicas; sala de aula regular; Atendimento Educacional Especializado; educação inclusiva..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )