SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66A INFLUÊNCIA DA MODELAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: modelagem de histórias e deficiência mentalPROGRAMA TALENTO METRÓPOLE: novas trajetórias de desenvolvimento para jovens com Altas Habilidades/Superdotação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

NUNES, Camila da Silva  e  GELLER, Marlise. APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: perspectivas da educação inclusiva no município de Gravataí/RS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.196-210.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57858.

Este artigo busca refletir sobre como os diferentes espaços escolares, a sala de aula regular da escola na perspectiva da educação inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado, abordam conceitos matemáticos com os alunos. A partir de um recorte da tese de doutorado, analisamos as intervenções pedagógicas implementadas nesses espaços, com quatro alunos público-alvo da educação inclusiva, matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Gravataí, Rio Grande do Sul (RS). Os resultados da pesquisa apontaram que as estratégias de intervenção utilizadas, como jogos pedagógicos, material concreto e tecnologias, potencializaram a aprendizagem matemática dos estudantes, possibilitando um maior envolvimento nas tarefas propostas, despertando, assim, o interesse pela aprendizagem de conceitos matemáticos iniciais. Por fim, observamos que as intervenções pedagógicas, oriundas do Atendimento Educacional Especializado, se sobressaem em relação à sala de aula regular, pois os estudantes frequentam esse espaço com interesse e curiosidade. Pode-se inferir que esse interesse se origine, devido as atividades serem propostas de forma individualizada ou em pequenos grupos, além de assumirem um caráter mais criativo.

Palavras-chave : educação matemática; intervenções pedagógicas; sala de aula regular; Atendimento Educacional Especializado; educação inclusiva..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )