SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67EXPERIÊNCIAS DE UM SARAU: o inédito viável em meio a pandemiaPAULO FREIRE E A PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SERRA, Enio. O ESPAÇO VIVIDO E A PEDAGOGIA SITUADA DE PAULO FREIRE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.133-144.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62401.

O conhecimento sobre a realidade sociocultural dos educandos, bem como a maneira com que estes a interpretam é uma das principais características da pedagogia freiriana. Em função disso, no processo de construção da práxis pedagógica libertadora, as localidades onde vivem os estudantes precisam ser objeto de investigação por parte dos educadores e educadoras com vistas à definição de temas geradores do conhecimento escolar. Com base nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades analíticas acerca da realidade vivenciada pelos educandos tendo como pressuposto básico a espacialidade inerente à existência humana. Para tanto, o ensaio estabelece o conceito de espaço vivido como eixo através do qual outras categorias e noções espaciais são abordadas em consonância com os princípios da dialogicidade e da problematização, ambos próprios da concepção de educação preconizada por Paulo Freire. As reflexões e análises têm como base algumas obras do autor, assim como referências de pesquisadores vinculados principalmente ao conhecimento geográfico. Como principais contribuições para práticas pedagógicas emancipadoras, argumenta-se a favor da necessidade de se criar procedimentos metodológicos que possibilitem o levantamento de informações sobre o contexto socioespacial onde o projeto educativo está inserido e promovam a escuta ativa sobre o que os educandos e outros agentes sociais que atuam na localidade têm a dizer sobre suas vivências e práticas socioespaciais.

Palavras-chave : espaço vivido; lugar; pedagogia situada; educação popular; práxis pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )