SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPECIALTHOUGHT-PRACTICED CURRICULA IN PROFESSIONAL EDUCATION AT IFRN, CAMPUS APODIERASED FACES IN THE SCHOOL SYSTEM: schoolarization evasion pathways of black young people in the municipality of Jóia/RS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

OLIVEIRA, Laura de; LOPES, Claudio Neves  and  INEZ., Eduardo Alves. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: um desafio para o professor de alfabetização brasileiro do século XXI. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.241-256.  Epub Feb 18, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.50116.

Nos dias de hoje, encontramos dificuldades nos processos de leitura e escrita. Essas dificuldades são males que afetam os alunos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo de analisar e refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador do século XXI, em realizar seu trabalho com foco na alfabetização e letramento, sendo assim, buscar analisar as diferentes práticas e compreender as concepções acerca dos processos de leitura e de escrita, segundo a concepção de Teberosky (2003) e Ferreiro (1971). Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, hermenêutico e descritivo, blindada por Marconi e Lakatos (2017), pela sua seriedade como passo inicial na construção de um processo de investigação. Nos resultados e discussão, apresenta-se reflexões sobre alfabetização e letramento que visa o entendimento que ambos são processos que caminham juntos e são indissociáveis, tanto no que se refere à teoria quanto à prática pedagógica, apoiados em revisões bibliográficas de autores renomados como: Soares (2016), Ferreiro (2017), Lorenzetti (2001) e Berberian (2009) e entre outros.

Keywords : alfabetização; letramento; professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )