SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIALCURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFRN, CAMPUS APODIROSTOS APAGADOS NO SISTEMA DE ENSINO: trajetórias de evasão na escolarização de jovens negras no município de Jóia/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

OLIVEIRA, Laura de; LOPES, Claudio Neves  e  INEZ., Eduardo Alves. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: um desafio para o professor de alfabetização brasileiro do século XXI. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.241-256.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.50116.

Nos dias de hoje, encontramos dificuldades nos processos de leitura e escrita. Essas dificuldades são males que afetam os alunos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo de analisar e refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador do século XXI, em realizar seu trabalho com foco na alfabetização e letramento, sendo assim, buscar analisar as diferentes práticas e compreender as concepções acerca dos processos de leitura e de escrita, segundo a concepção de Teberosky (2003) e Ferreiro (1971). Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, hermenêutico e descritivo, blindada por Marconi e Lakatos (2017), pela sua seriedade como passo inicial na construção de um processo de investigação. Nos resultados e discussão, apresenta-se reflexões sobre alfabetização e letramento que visa o entendimento que ambos são processos que caminham juntos e são indissociáveis, tanto no que se refere à teoria quanto à prática pedagógica, apoiados em revisões bibliográficas de autores renomados como: Soares (2016), Ferreiro (2017), Lorenzetti (2001) e Berberian (2009) e entre outros.

Palavras-chave : alfabetização; letramento; professor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )