SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68ESTUDIOS SOCIALES DE LA INFANCIA EN UNB: notas desde la producción académicaEL NIÑO, LA ESCUELA Y LA ACOGIMIENTO INSTITUCIONAL: la escuela como espacio de socialización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SCHUTZ, Jenerton Arlan  y  JUNGES, Fábio César. EDUCAÇÃO ESCOLAR E DÍVIDA SIMBÓLICA: reflexões sobre a (des)caracterização da escola e da docência. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.16-28.  Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.53981.

O presente artigo, de cunho bibliográfico, tematiza a relação intrínseca entre educação escolar e dívida simbólica, dívida que todos os professores devem ou ao menos deveriam assumir face às gerações vindouras. No entanto, há teorizações e discursos que negam a tarefa de assumir a dívida simbólica, e com isso, desescolarizam a própria escola e instauram a demissão do professor enquanto representante do mundo adulto. Nesse sentido, num primeiro momento, apresentam-se as teorizações e discursos que abandonam e negam a dívida simbólica na tarefa educacional; num segundo momento, aborda-se a imprescindibilidade de se assumir e “pagar” a dívida simbólica da qual somos devedores, fazendo jus à especificidade da educação escolar e da docência. Entende-se, portanto, que a educação escolar tem em sua especificidade a filiação simbólica das novas gerações ao mundo comum, e no interior da escola, só o professor poderá saldar esta dívida.

Palabras clave : docência; escola; mundo comum.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )