SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68UMA REALIDADE INVISÍVEL: violência contra alunas negras na escola pela percepção dos docentesA EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA E EPISTEMOLÓGICA: as lutas por outras pedagogias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Raquel Amorim dos; CHAVES, Taylon Silva  e  NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do. A EMERGÊNCIA DA ESCOLA NORMAL: formação de professoras e relações étnico-raciais. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.69-88.  Epub 13-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.61878.

A pesquisa analisa a emergência da Escola Normal no período de 1938 a 1960 e sua proposição para a formação de professores e as relações étnico-raciais no município de Bragança, Pará. Pauta-se na abordagem qualitativa e caracteriza-se por uma pesquisa histórica-educacional com base em pressupostos da Nova História. Os dados apontam a educação e a religiosidade como pilares do processo formativo, ancorado na feminização do magistério que preparasse professoras como mulheres para o cuidado do lar e dos filhos, tementes a Deus e submissas aos seus maridos. Conclui-se que a criação da primeira Escola Normal no município de Bragança/PA, contribuiu para o desenvolvimento local, configurando-se como centro de formação escolar e espiritual, porém, desvencilhada da questão étnico-racial que permanecia ausente no debate político e educacional e nas propostas curriculares e formativas para a formação de professoras da Escola Normal.

Palavras-chave : escola normal; formação de professoras; relações étnico-raciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )