SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68LA EDUCACIÓN DEL CAMPO COMO ESPACIO DE RESISTENCIA POLÍTICA Y EPISTEMOLÓGICA: las luchas por otras pedagogíasFORMACIÓN DE SOCIOLOGÍA Y CIUDADANÍA DE ESTUDIANTES DE ESCUELA SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

TORRES, Thais Priscila de Souza. TRAJETÓRIAS LÉSBICAS ENTRE (RE)INVENÇÕES DO SILÊNCIO NA EDUCAÇÃO (ESCOLAR-FAMILIA). Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.104-122.  Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.51937.

Este artigo lança o olhar sobre narrativas lésbicas compartidas através de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis jovens entre 18 e 20 anos de idade, que residem na região metropolitana do Recife. Elas se narram, expõem medos e valentias, a partir de uma lente forjada por tudo aquilo que as interpelaram: as experiências dos espaços escolar e familiar. Assim, foi possível identificar e compreender os dispositivos heterossexualizadores e seus efeitos na subjetivação lésbica. Por serem dinâmicos e abertos, os dispositivos pedagógicos possibilitam uma ambivalência narrativa dos espaços, onde a imposição da norma pode ser ao mesmo tempo contradita. Resume-se: a (cis)heteronormatividade é um projeto só bem-sucedido se aplicado sobre corpos que estejam dispostos a correspondê-lo. Dito isso, ante ameaças de um modelo familiar cis-heterossexual, morte física e investidas de uma junção família-escola, as lésbicas elegem, ainda, a escola como um espaço de viver, burlando normas, tramando resistências.

Palabras clave : trajetórias; educação; lesbianidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )