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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LISBOA, Dinelle Rejane da Silva  y  SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: análise de dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação brasileiros (2011-2020). Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.115-133.  Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65947.

Percebe-se nos últimos anos o crescimento dos ataques aos grupos identitários, ampliando assim, o racismo, misoginia, xenofobia, homofobia e a misologia tanto na sociedade contemporânea, como no contexto escolar. Estudos que incentivem práticas voltadas ao respeito à diversidade, buscando a convivência de forma harmoniosa e igualitária, são de extrema relevância para os dias sombrios em que vivemos. Neste sentido, buscamos compreender de que forma se apresenta o debate quanto às temáticas da educação básica, currículo e multiculturalismo nas produções acadêmicas em teses e dissertações dos programas de pósgraduação brasileiros, no período de 2011 a 2020, no Catálogo de Tese e Dissertações do Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da Arte, de abordagem quantitativa e qualitativa, tratando os dados por meio da análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Assim, foi possível o surgimento de algumas categorias: Concepções do multiculturalismo abordado nas teses e dissertações, Teorias de currículo abordados nas obras. Os resultados trouxeram alguns destaques como: o multiculturalismo crítico e revolucionário apresentou maior evidência em relação às demais concepções, as teorias críticas e pós-críticas de currículo predominaram entre as produções de teses e dissertações. Concluindo assim, que as produções acadêmicas denotam um claro direcionamento para o debate voltado à concepção de um multiculturalismo crítico e revolucionário, e o viés crítico e pós-crítico nas propostas curriculares. Demonstrando assim, o posicionamento do campo acadêmico brasileiro na defesa de um currículo multicultural, crítico e revolucionário que aceite as múltiplas identidades no campo educacional.

Palabras clave : estado da arte; multiculturalismo; educação básica; currículo; mapeamento.

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