SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73NARRATIVES OF STUDENTS WITH DISABILITIES ABOUT THEIR SCHOOL EXPERIENCESCROSS-CULTURAL ADAPTATION AND VALIDATION OF DATA COLLECTION INSTRUMENTS IN SPECIAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTANA, Ana Paula  and  FIGUEIRA, Ana Paula Couceiro. AVALIAÇÃO DINÂMICA: encontros e desencontros na educação inclusiva. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.70-84.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.73979.

O modelo de avaliação da aprendizagem escolar para alunos da educação especial tem sido pouco discutido. Não há documentos orientadores definidos para esse tema. Diante disso, muitas vezes as avaliações são realizadas de forma estática e classificatória sem, contudo, apontar as potencialidades dos sujeitos. Muito embora a perspectiva sócio-histórica tenha permeado vários documentos governamentais, a avaliação realizada a partir dessa perspectiva não tem sido privilegiada. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é discutir a avaliação dinâmica como possibilidade de trabalho para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Faremos isso a partir de uma revisão crítica de literatura. Este estudo revelou lacunas nas referências bibliográficas sobre esse tema. A avaliação dinâmica deve e pode ser considerada como potencialmente importante para o contexto da educação especial pois ela leva em conta a singularidade e o processo de aprendizagem de cada sujeito, a partir da mediação do professor. Desta forma, acredita-se que a discussão sobre a avaliação dinâmica de perspectiva vygotskyana, vai ao encontro de uma educação inclusiva e para todos.

Keywords : avaliação dinâmica; Vygotsky; perspectiva sócio-histórica; educação especial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )