SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73NARRATIVAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARESADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTANA, Ana Paula  e  FIGUEIRA, Ana Paula Couceiro. AVALIAÇÃO DINÂMICA: encontros e desencontros na educação inclusiva. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.70-84.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.73979.

O modelo de avaliação da aprendizagem escolar para alunos da educação especial tem sido pouco discutido. Não há documentos orientadores definidos para esse tema. Diante disso, muitas vezes as avaliações são realizadas de forma estática e classificatória sem, contudo, apontar as potencialidades dos sujeitos. Muito embora a perspectiva sócio-histórica tenha permeado vários documentos governamentais, a avaliação realizada a partir dessa perspectiva não tem sido privilegiada. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é discutir a avaliação dinâmica como possibilidade de trabalho para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Faremos isso a partir de uma revisão crítica de literatura. Este estudo revelou lacunas nas referências bibliográficas sobre esse tema. A avaliação dinâmica deve e pode ser considerada como potencialmente importante para o contexto da educação especial pois ela leva em conta a singularidade e o processo de aprendizagem de cada sujeito, a partir da mediação do professor. Desta forma, acredita-se que a discussão sobre a avaliação dinâmica de perspectiva vygotskyana, vai ao encontro de uma educação inclusiva e para todos.

Palavras-chave : avaliação dinâmica; Vygotsky; perspectiva sócio-histórica; educação especial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )