SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73CONTRIBUIÇÕES DO FAZER DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E TRABALHO EXTRACLASSE DO CAP DA UFRJ NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1959-1961) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

AGRA, Michelli  e  COSTA, Valdelúcia Alves da. AS CONCEPÇÕES DE JOSÉ VERÍSSIMO SOBRE A FORMAÇÃO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL DO SÉCULO XIX. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.246-260.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.69877.

Este artigo deriva-se de uma tese de doutorado tendo por objeto de estudo a formação de professores na sociedade de classes com ênfase na educação física, analisando a proposta educacional de José Veríssimo Dias de Mattos, em sua obra ‘A Educação Nacional (1906)’, tendo como centralidade a discussão da função da educação física no processo de modernização do Brasil. As concepções de José Veríssimo, quanto à formação de nação no Brasil recém-república, referem-se à necessidade da elaboração de uma proposta de educação nacional que considerasse a educação física como disciplina curricular obrigatória na escola. O referencial teórico adotado na problematização e análise do tema estudado é a teoria crítica da sociedade. Conclui-se que a educação física, pensada por Veríssimo (1906), seria um meio para se alcançar a civilidade e a disciplina do povo, buscando promover mudanças nos costumes e hábitos brasileiros do século XIX. No entanto, atribui-se reconhecimento ao esforço de Veríssimo em tornar a educação física uma realidade no Brasil em desenvolvimento, no qual segundo seu pensamento, ainda não havia uma educação digna de ser chamada de ‘Nacional’. Consequentemente, a proposta de educação física de Veríssimo (1906) vai ao encontro do sonho de um projeto de educação nacional e, para sua realização, se fazia necessário refletir sobre a grandiosidade da almejada Pátria brasileira.

Palavras-chave : José Veríssimo; educação física; formação do corpo; Brasil República; educação nacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )