SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75CURRICULUM EN LAS FRONTERAS: alteridad y diferenciaCURRICULUM QUILOMBO EN LA ESCUELA DEL FIN DEL MUNDO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PARANHOS, Will  y  JIMENEZ-JIMENEZ, Maria Luisa. “POR UMA ESCOLA GORDA!”: difrações a partir do ativismo e estudos do corpo gordo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.150-165.  Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.78800.

O presente artigo objetiva propor um exercício difrativo que parte das experiências des autories enquanto corpas gordas em período escolar, e emaranha-se com os estudos do corpo gordo e com o ativismo gordo, a fim de pensarmos em possibilidades de teorização que instrumentalizem o estar-fazer na/a/com a escola. Identifica-se, em um primeiro momento, vários aspectos que levam a pensar como a gordofobia é uma violência estruturada na sociedade e, em decorrência, institucionalizada na educação. Posteriormente, propõe-se uma análise difrativa em torno do bullying, fenômeno complexo que indica a violência no contexto escolar, mas que, em face de suas fragilidades e de um uso indiscriminado, inscrito em uma lógica universalista, acaba por apagar formas de violência que necessitam ser nomeadas, assegurando suas especificidades. Por fim, numa espécie de manifesto, criam-se conexões a partir dos estudos do corpo gordo, do ativismo gordo, dos feminismos negro, gordo e cuir, além de outras perspectivas ontoepistemológicas, pensando em possibilidades que visem orientar na construção de uma prática educacional voltada à alteridade e à(s) diferença(s).

Palabras clave : estudos do corpo gordo; gordofobia; bullying; escola gorda; diferenças..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )