SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75CURRÍCULO NAS FRONTEIRAS: alteridade e diferençaCURRÍCULO-QUILOMBO NA ESCOLA DO FIM DO MUNDO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PARANHOS, Will  e  JIMENEZ-JIMENEZ, Maria Luisa. “POR UMA ESCOLA GORDA!”: difrações a partir do ativismo e estudos do corpo gordo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.150-165.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.78800.

O presente artigo objetiva propor um exercício difrativo que parte das experiências des autories enquanto corpas gordas em período escolar, e emaranha-se com os estudos do corpo gordo e com o ativismo gordo, a fim de pensarmos em possibilidades de teorização que instrumentalizem o estar-fazer na/a/com a escola. Identifica-se, em um primeiro momento, vários aspectos que levam a pensar como a gordofobia é uma violência estruturada na sociedade e, em decorrência, institucionalizada na educação. Posteriormente, propõe-se uma análise difrativa em torno do bullying, fenômeno complexo que indica a violência no contexto escolar, mas que, em face de suas fragilidades e de um uso indiscriminado, inscrito em uma lógica universalista, acaba por apagar formas de violência que necessitam ser nomeadas, assegurando suas especificidades. Por fim, numa espécie de manifesto, criam-se conexões a partir dos estudos do corpo gordo, do ativismo gordo, dos feminismos negro, gordo e cuir, além de outras perspectivas ontoepistemológicas, pensando em possibilidades que visem orientar na construção de uma prática educacional voltada à alteridade e à(s) diferença(s).

Palavras-chave : estudos do corpo gordo; gordofobia; bullying; escola gorda; diferenças..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )