SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75HABITAR LA ENSEÑANZA EN EL ESPACIO SIGNIFICATIVO DE LA ESCUELA: resonancias colectivas en la formación continuaEXPANSIÓN Y EVASIÓN: las ambivalencias de la educación superior en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SOUZA, Ellen de Lima  y  CAPUTO, Stela Guedes. NÃO HÁ RACISMO SEM ADULTOCENTRISMO: notas sobre uma pátria pai hostil. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.189-199.  Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.64824.

O ensaio apresenta uma discussão acerca dos conceitos de interseccionalidade, descolonização e infância, por meio da lógica exúlica, destacando a concepção de infância como uma categoria de estado, portanto, de trânsito. Assim, traça algumas analogias para a discussão do conceito de pátria pai hostil com aportes de Mário de Andrade e Altay Veloso. Para tanto, denuncia que mesmo com a banalização das mortes das crianças negras, as pesquisas acadêmicas ainda não reconhecem a infância como um descritor indispensável para a compreensão da sociedade brasileira e fundamental na construção de políticas públicas para uma sociedade que se queira justa, equânime e igualitária. Destaca que na última década os estudos com crianças de Terreiro vêm contrariando a colonialidade do poder ao afirmar a centralidade da infância e apresentando outros devires para as crianças, em especial para as crianças negras, bem como caminhos para a descolonização em função de um giro epistemológico que vai em sentido anti-horário e em favor da vida.

Palabras clave : lógica exúlica; adultocentrismo; interseccionalidade; crianças de terreiro; infância..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )