SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75HABITAR A DOCÊNCIA NO ESPAÇO SIGNIFICADO DA ESCOLA: ressonâncias coletivas em formação continuadaEXPANSÃO E EVASÃO: as ambivalências do ensino superior no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUZA, Ellen de Lima  e  CAPUTO, Stela Guedes. NÃO HÁ RACISMO SEM ADULTOCENTRISMO: notas sobre uma pátria pai hostil. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.189-199.  Epub 26-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.64824.

O ensaio apresenta uma discussão acerca dos conceitos de interseccionalidade, descolonização e infância, por meio da lógica exúlica, destacando a concepção de infância como uma categoria de estado, portanto, de trânsito. Assim, traça algumas analogias para a discussão do conceito de pátria pai hostil com aportes de Mário de Andrade e Altay Veloso. Para tanto, denuncia que mesmo com a banalização das mortes das crianças negras, as pesquisas acadêmicas ainda não reconhecem a infância como um descritor indispensável para a compreensão da sociedade brasileira e fundamental na construção de políticas públicas para uma sociedade que se queira justa, equânime e igualitária. Destaca que na última década os estudos com crianças de Terreiro vêm contrariando a colonialidade do poder ao afirmar a centralidade da infância e apresentando outros devires para as crianças, em especial para as crianças negras, bem como caminhos para a descolonização em função de um giro epistemológico que vai em sentido anti-horário e em favor da vida.

Palavras-chave : lógica exúlica; adultocentrismo; interseccionalidade; crianças de terreiro; infância..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )