SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75COMMUNICATION OF EMOTIONS AND PROCESSING OF SOCIAL PAIN IN SCHOOL: a socio-educational study with young students from the province of Buenos AiresQUEERS CHILDHOODS MATTER?! Precariousness, subjectivation and didactic-curricular dissent author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

NUNES, Georgina Helena Lima. 100 ANOS DE PAULO FREIRE, LEITURAS DE NOSSAS HISTÓRIAS: um ensaio autobiográfico sobre relações raciais. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.336-348.  Epub Dec 26, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.78863.

Este artigo decorre de uma reflexão provocada pelos eventos comemorativos dos cem anos de nascimento do educador Paulo Freire. A temática proposta, ao referir-se à educação de jovens e adultos (EJA), proporcionou um exercício de re-memória pessoal em relação a essa modalidade de ensino, construindo-se, então, um ato de sistematização das categorias teórico-conceituais atreladas a uma autobiografia. Tal exercício intersecciona-se, amparado com a devida revisão bibliográfica (Fanon, 2008, 2015; Mbembe, 2008, 2016; Quijano, 2010), às dimensões de raça/classe e gênero, cuja leitura social, sob os olhos contemporâneos, faz-se urgente. Revela-se, de forma concludente, como o legado freireano (Freire, 1983, 2000, 2006a, 2006b, 2007), voltado à inconclusão, permite possibilidades de leituras e releituras de pedagogias que denunciam a opressão e tendem a esperançar seus dias com estratégias que Freire nos permite conceber como inéditas e viáveis.

Keywords : legado freireano; relações étnico-raciais; EJA; quilombos; racismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )