SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Liberdade e modernização no BrasilO paradoxo do ensino da perspectiva de uma epistemologia do uso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MANTOVANI, Harley Juliano. Música e civilização em adorno: a assimetria da música e a mortificação da audição. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.631-657. ISSN 1982-596X.

Nesse texto abordamos, de modo indireto, a constituição de uma estética musical através dos elementos filosóficos, sociológicos e psicanalíticos que condicionam e fazem parte da compreensão da audição como arte. Para isso, defendemos a existência de uma oposição oculta entre a música e o processo civilizatório, como culto da divindade da imagem, que teve como filha a Indústria Cultural, perseguidora dos novos discípulos de Dionísio-oposto-a-Apolo, Schoenberg, Webern e Berg, presos pela inteligência instrumental do diretor Ulisses, que como um trabalhador ao final do expediente, sempre quer voltar para a falsa familiaridade das instituições prontas para nos matarem, com medo do obscuro, do estranho e do diferente, como Penteu. Enfim, foi nosso objetivo demonstrar a relação causal entre a perda da arte da audição e o fetichismo.

Palavras-chave : Adorno; Música; Nietzsche; Filosofia; Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )