SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número77O uso dos jogos nas aulas de Matemática: problematizando verdades do discurso pedagógico contemporâneoSolidariedade intelectual: Aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

ARAUJO, Francisco Antonio Machado  e  CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.917-950.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-59937.

Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias à profissão. A partir da discussão dos fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, concluiu-se que o mesmo é o movimento histórico e dialético de constituição das maneiras de pensar, sentir e agir do professor e se manifesta nas suas relações pessoais, profissionais e institucionais.

Palavras-chave : Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )