SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número48O ensino de filosofia no Brasil: um breve olhar sobre algumas das principais tendências no debate entre os anos de 1934 a 2008A “orfandade” da filosofia: funções e uso da imagem na República índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

NUNES SOBRINHO, Rubens Garcia. A epistemologia charroniana de Descartes. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.351-371. ISSN 1982-596X.

Na sua obra magistral De La Sagesse, Pierre Charron sistematiza uma epistemologia cética, que confgura o pano de fundo e o alvo central do ceticismo moderno: o critério de evidência. A epistemologia charroniana desenvolve os conceitos basilares que serão empregados nas Regras para a direção do Espírito e incorporados no Discurso do Método como elementos cruciais para o formulação do cogito cartesiano. O escopo deste trabalho é explicitar a conexão das concepções capitais que compõem as Regras para a direção do Espírito com a epistemologia cética sistematizada no De La Sagesse e realçar os vínculos que permitem a inferência de que o critério cartesiano de evidência é, fundamentalmente, um conceito charroniano.

Palavras-chave : Critério; Evidência; Entendimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )