SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue48A “orfandade” da filosofia: funções e uso da imagem na RepúblicaSanto Agostinho e a educação como um fenômeno divino author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SCHLESENER, Anita Helena. Percepção e conhecimento na aprendizagem infantil a partir de escritos de Benjamin. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.387-408. ISSN 1982-596X.

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre alguns escritos de Walter Benjamin a respeito da mímesis e da educação. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas, e reflete sobre a visão da criança, distinta da experiência do adulto. O objetivo é acentuar como a criança realiza seu conhecimento de mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade. Ao brincar a criança reorganiza o mundo e se identifica com ele. A criança não imita o mundo do adulto, mas inventa seu mundo quando brinca. A percepção infantil enquanto um processo de descoberta do mundo tem um aspecto revolucionário se considerada na educação das massas. Benjamin sugere uma pedagogia que não se adapte às exigências do mundo adulto, mas que garanta para criança a realização de sua infância.

Keywords : Educação; Infância; Walter Benjamin.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )