SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue54Docência em filosofia: pensando na práticaGovernamentalidade e Práxis Educacional na contemporaneidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

PETARNELLA, Leandro; SOARES, Maria Lucia de Amorim  and  NOGUEIRA, Eliete Jussara. Educação, psicastenia e intelectualidade. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.539-557. ISSN 1982-596X.

Partindo do questionamento das implicações tecnológicas em sala de aula, este artigo busca desvelar as maneiras pelas quais podem ser realizadas as práticas docentes frente ao excesso informacional. Este último, matriz constituinte do estado psicastênico hodierno. Para tanto, utiliza-se dos trabalhos de Vilém Flusser, Gilles Deleuze e Josef Esquirol, como arcabouço teórico, para o entendimento de que frente à psicastenia socialmente generalizada, trabalhar a dúvida enquanto condição do desenvolvimento da contemplação e da intelectualidade se faz como o desafio da educação formal.

Keywords : Dúvida; Educação; Intelectualidade; Psicastenia; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )