SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Docência em filosofia: pensando na práticaGovernamentalidade e Práxis Educacional na contemporaneidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

PETARNELLA, Leandro; SOARES, Maria Lucia de Amorim  y  NOGUEIRA, Eliete Jussara. Educação, psicastenia e intelectualidade. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.539-557. ISSN 1982-596X.

Partindo do questionamento das implicações tecnológicas em sala de aula, este artigo busca desvelar as maneiras pelas quais podem ser realizadas as práticas docentes frente ao excesso informacional. Este último, matriz constituinte do estado psicastênico hodierno. Para tanto, utiliza-se dos trabalhos de Vilém Flusser, Gilles Deleuze e Josef Esquirol, como arcabouço teórico, para o entendimento de que frente à psicastenia socialmente generalizada, trabalhar a dúvida enquanto condição do desenvolvimento da contemplação e da intelectualidade se faz como o desafio da educação formal.

Palabras clave : Dúvida; Educação; Intelectualidade; Psicastenia; Práticas Pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )