SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue54Liberdade e modernização no BrasilO paradoxo do ensino da perspectiva de uma epistemologia do uso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

MANTOVANI, Harley Juliano. Música e civilização em adorno: a assimetria da música e a mortificação da audição. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.631-657. ISSN 1982-596X.

Nesse texto abordamos, de modo indireto, a constituição de uma estética musical através dos elementos filosóficos, sociológicos e psicanalíticos que condicionam e fazem parte da compreensão da audição como arte. Para isso, defendemos a existência de uma oposição oculta entre a música e o processo civilizatório, como culto da divindade da imagem, que teve como filha a Indústria Cultural, perseguidora dos novos discípulos de Dionísio-oposto-a-Apolo, Schoenberg, Webern e Berg, presos pela inteligência instrumental do diretor Ulisses, que como um trabalhador ao final do expediente, sempre quer voltar para a falsa familiaridade das instituições prontas para nos matarem, com medo do obscuro, do estranho e do diferente, como Penteu. Enfim, foi nosso objetivo demonstrar a relação causal entre a perda da arte da audição e o fetichismo.

Keywords : Adorno; Música; Nietzsche; Filosofia; Arte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )