SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Crítica à panaceia pedagógico-desportivaHipócrates x Hipocrités: o destino da educação decidido em uma letra? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

O, Jorge Ramos do  e  AQUINO, Julio Groppa. Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.199-231. ISSN 1982-596X.

No transcurso da trajetória intelectual de Michel Foucault, o tema da escrita parece não apenas não ter deixado de absorver seus interesses, como também provocou, em variadas circunstâncias, manifestações de sua parte, sobretudo em textos esparsos e entrevistas. Trata-se, assim, de uma questão que pode ser atestada de modo transversal, sucessivo e contínuo na obra foucaultiana, cuja abordagem analítica constitui o objetivo geral do presente artigo. Partindo da hipótese da escrita não apenas como um núcleo temático, mas também como um vetor ético- estético que transpassa a obra de Foucault, apresentamos dois patamares argumentativos complementares: num primeiro momento, focalizase a escrita foucaultiana no seio de um possível marco autobiográfico; em seguida, oferece-se uma perspectiva do trabalho escritural como experiência voltada à intensificação de um tipo de pensamento de natureza essencialmente crítica e, igualmente, à produção de uma superfície fática para modos inéditos de existir.

Palavras-chave : Foucault e a Escrita; Experiência Escritural; Escrita e Crítica; Ética da Existência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )