SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue58Metafísica da subjetividade e desconstrução: notas a partir de Jacques DerridaCom-por, rastros e espectros de derrida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

BERNARDO, Fernanda. O cogito do adeus o sujeito em autodesconstrução. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.587-614. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p587.

O Cogito do adeus. O sujeito em auto-desconstrução é o texto da comunicação apresentada no Colóquio Internacional de homenagem a Jacques Derrida, aquando do 10º aniversário da sua morte, que decorreu na Universidade de Uberlândia, de 29 de Setembro a 3 de Outubro de 2014, com o título O sujeito pós-metafísico. Começando por referir e por sublinhar, quer a ficcionalidade do dito sujeito metafísico (autonómico e egocrático) - "o sujeito é uma fábula" (Derrida dixit) -, quer a pertinência e o desafio de sempre da interpelação da questão do sujeito, uma questão sem idade, enfatizaremos a seguir, nesta data enlutada para os leitores/as leitoras e amigos/amigas de Jacques Derrida, o carácter originário do luto, da experiência do luto, para dar conta da experiência de identificação subjectiva pela via da relação de in-finita ex-apropriação do "eu" ou do dito sujeito com a singular anterioridade da língua (do outro - no sentido de proveniente do outro como a própria vinda do outro) ou da marca, assim dando conta, quer da experiência in-finita de não identidade a si do dito sujeito, quer do facto de ser desta mesma experiência de não-identidade a si ou de ex-apropriação que irrompe quer a pulsão de soberania, inerente ao sujeito soberano, quer a pulsão de incondicionalidade que giza a aporia da força frágil do sujeito em auto-desconstrução.

Keywords : Derrida; Sujeito; Luto Originário; Ex-Apropriação; Força Frágil; Incondicionalidade.

        · abstract in French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )