SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue59I plenary council of Latin America and the actas and decrees: cultural policy church for Latin America and BrazilAnxiety of influence and misreading in Pragmatist's philosophy of education: Dewey, Rorty and Lipman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

LEPPINI, Paola Sanfelice. Alegria e pensamento: repensando nossos afetos com Deleuze, Espinosa e Lacroix. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.159-188. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p159a188.

Este artigo tem por objetivo repensar as maneiras como temos vivido e pensado as emoções na contemporaneidade a partir das análises e críticas levantadas por Michel Lacroix em sua obra O Culto da Emoção em ressonância com escritos deleuzeanos com Espinosa, sobretudo no que se refere às relações entre ideias e afetos. Trabalhar com a afi rmação do corpo como potência do pensamento em meio a uma ética que nos ajude a realizar a seleção dos afetos de alegria e de tristeza, inquirindo os modos de existência e buscando critérios que possam operar, exigente e prudentemente, uma seleção também das próprias alegrias, mantendo sempre como ponto de atração as relações entre o exercício do pensamento e a criação da própria vida. Este percurso nos coloca também em meio a questões sobre a potência da educação como lugar de encontro e aprendizagem.

Keywords : Afetos; Pensamento; Encontro; Filosofia; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )