SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Exclusão social: esboço de uma crítica ontológica marxianaFilosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

MARTINAZZO, Celso José. A filosofia e a filosofia da educação em elo recursivo. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, pp.345-368. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p345a368.

O presente texto tem como objetivo refletir sobre os vínculos que in terligam a Filosofia, enquanto reflexão sobre a realidade toda, com a Filosofia da Educação na sua tarefa específica de pensar o âmbito da formação humana. O foco da reflexão incide sobre um viés de compreensão que, historicamente, a Filosofia tem assumido e cujos reflexos demarcam e orientam o processo edu cacional. A análise da questão visa a demonstrar que a Filosofia, ao se exercer na forma de Filosofia da Educação, tem a tarefa, dentre outras, de servir de suporte para as questões epistemológicas do processo educacional. Sob este ângulo de reflexão a Filosofia da Educação pode ter seu potencial ampliado e ressignificado a partir de uma mudança paradigmática, ou seja, quando inspi rada numa epistemologia complexa. Sob a ótica da complexidade a Filosofia e a Filosofia da Educação, enquanto campos de conhecimento distintos, podem ser entendidos, ao mesmo tempo, como áreas que se religam, se (con)fundem e se intercomplementam, formando um anel recursivo entre si. Concluímos apontando algumas implicações da epistemologia complexa para o campo da Filosofia e da Filosofia da Educação.

Palavras-chave : Filosofia; Filosofia da educação; Epistemologia; Racionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )