SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71DIFERENCIA COMO VALOR HUMANO: Ensayo sobre las contribuciones de los pensamientos de Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze y Homi Bhabha al paradigma de la inclusiónLa lucha de la reunión: el currículo cultural de la educación física como lugar de conflictos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ALMEIDA, Davi da Costa. Educação e filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.765-787.  Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-50193.

O presente artigo traça um paralelo entre a educação, a ética e o ensino de filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos na contemporaneidade. Tal problemática tem seu ponto de partida com a crise do humanismo que afeta toda a estrutura educacional. Dentro deste contexto da crise do humanismo podemos nos perguntar: qual é a função da escola desde as suas origens no século XVIII até os dias de hoje? Portanto, o objetivo deste trabalho é pensar os processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos e suas relações com a educação e a filosofia. A filosofia, assim, apresenta-se como uma forma crítica de pensar que auxilia esta tarefa.

Palabras clave : humanismo; educação; filosofia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )