SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71A DIFERENÇA COMO VALOR HUMANO: Ensaio sobre as contribuições do pensamento de Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze e Homi Bhabha para o Paradigma da InclusãoO embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

ALMEIDA, Davi da Costa. Educação e filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.765-787.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-50193.

O presente artigo traça um paralelo entre a educação, a ética e o ensino de filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos na contemporaneidade. Tal problemática tem seu ponto de partida com a crise do humanismo que afeta toda a estrutura educacional. Dentro deste contexto da crise do humanismo podemos nos perguntar: qual é a função da escola desde as suas origens no século XVIII até os dias de hoje? Portanto, o objetivo deste trabalho é pensar os processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos e suas relações com a educação e a filosofia. A filosofia, assim, apresenta-se como uma forma crítica de pensar que auxilia esta tarefa.

Palavras-chave : humanismo; educação; filosofia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )