SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73Palabras mágicas: ¿solución instantánea a cuestiones pedagógicas?Aprendizaje filosófico en la formación docente: propuesta de un taller filosófico transdisciplinario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

CARNEIRO, Débora Vieira de Souza. Princípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL: possíveis contribuições. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.231-253.  Epub 11-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-xxxxx.

Imre Lakatos foi um importante filósofo do século XX que abordou conhecimentos relacionados à ciência e à Matemática. Esta última é fortemente explorada na obra Provas e Refutações e é tratada neste artigo como base essencial para se explorar princípios lakatosianos relacionados à abordagem de problemas matemáticos. Tal perspectiva é abordada aqui sob o enfoque do Problem-Based Learning (PBL). O objetivo é explorar possíveis relações entre determinadas contribuições filosóficas de Lakatos e uma abordagem em torno de problemas. Este artigo estrutura-se em bases de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico. Pretende-se contribuir com a ampliação de estudos e reflexões envolvendo o campo da Filosofia e da Educação Matemática.

Palabras clave : Lakatos; Filosofia da Matemática; Provas e Refutações; Problemas matemáticos; PBL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )