SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue77The use of games in mathematics classes: problematizing the truths of contemporary pedagogical discourseIntellectual solidarity: approaching intersectionality and reconstructive hermeneutics in education research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

ARAUJO, Francisco Antonio Machado  and  CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.917-950.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-59937.

Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias à profissão. A partir da discussão dos fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, concluiu-se que o mesmo é o movimento histórico e dialético de constituição das maneiras de pensar, sentir e agir do professor e se manifesta nas suas relações pessoais, profissionais e institucionais.

Keywords : Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )