SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número77El uso de juegos en las clases de matemáticas: problematizando las verdades del discurso pedagógico contemporáneoSolidaridad intelectual: aproximación a la interseccionalidad y a la hermenéutica reconstructiva en la investigación en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ARAUJO, Francisco Antonio Machado  y  CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.917-950.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-59937.

Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias à profissão. A partir da discussão dos fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, concluiu-se que o mesmo é o movimento histórico e dialético de constituição das maneiras de pensar, sentir e agir do professor e se manifesta nas suas relações pessoais, profissionais e institucionais.

Palabras clave : Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )