Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Eletrônica de Educação
versão On-line ISSN 1982-7199
Resumo
VELOSO, Braian; MILL, Daniel e MONTEIRO, Maria Iolanda. Docência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométrico. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.319-335. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992167.
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico em um dos eixos temáticos do Simpósio Internacional de Educação a Distância e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED), realizado no ano de 2016 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Para a análise, selecionou-se o eixo temático 5 da etapa virtual do evento, intitulado de “Docência (EaD+TIC) - aspectos amplos”. No que concerne à metodologia, foram coletados os metadados das pesquisas apresentadas no eixo temático 5, para posterior análise qualiquantitativa com a apresentação dos resultados em tabelas, gráficos e nuvens de palavras. Com os resultados da pesquisa, inferiu-se que, especificamente no eixo temático 5 do SIED:EnPED:2016: a Educação a Distância (EaD) esteve presente no cerne da maior parte das pesquisas; houve uma predominância de estudos envolvendo a figura do tutor, bem como a interação deste profissional para com os alunos; houve uma maior incidência de pesquisas oriundas das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, com um número consideravelmente maior de investigações originárias de instituições públicas brasileiras; dentre outras informações analisadas nesta investigação.
Palavras-chave : Educação a distância, Docência, Tecnologia digital de informação e comunicação; Bibliometria.