SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Política de Estado, cooperação Sul-Sul e transformação estrutural: o caso (ignorado) da cooperação Brasil-Venezuela para a promoção da equidade na educação superior (2003-2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

MCCOWAN, Tristan. Os perigos do conceito de impacto no ensino superior. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.777-795.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993592.

O impacto das instituições de ensino superior na sociedade tem se tornado o foco de atenção política significativa nos últimos anos, mais proeminentemente como parte da avaliação da pesquisa. Este artigo apresenta uma exploração teórica da ideia, identificando as dimensões-chave como fonte, forma, trajetória, intensidade, escala de tempo e destino. Embora reconhecendo a importância da porosidade entre as universidades e a sociedade, e a necessidade de abordar os grandes desafios contemporâneos, cinco perigos do impacto são destacados: a dimensão normativa; o relacionamento linear; imprevisibilidade; medição; e instrumentalização. Como resposta às conceituações dominantes, o artigo propõe a noção do intrínseco generativo como uma base mais robusta sobre a qual basear o trabalho das universidades.

Palavras-chave : Políticas de educação superior; Impacto; Instrumentalização; Engajamento público; Avaliação da pesquisa; Universidades..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )