SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A afirmação da inspeção escolar no quadro da Reforma de António Rodrigues SampaioA formação ético-normativa da pessoa como telos educativo da paideia de Miguel de Unamuno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

STROPARO, Edélcio José  e  MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. Interiorização da educação universitária paranaense: política de expansão ou real submissão aos desígnios do capital internacional?. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.387-407. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-5.

Este artigo tem por objetivo pontuar e, bem assim, analisar, as motivações que mais significativamente contribuíram para a decisão governamental que determinou a interiorização da educação universitária no Estado do Paraná, promovida que foi pela criação concomitante das Universidades Estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa em 1969. Nessa ocasião o ensino universitário estava limitado à capital do Estado. Para tanto, utilizamo-nos de fontes histórico-documentais, da análise do cabedal legislativo que regulou essa matéria e da literatura educacional nacional e paranaense. Como resultado, pudemos constatar que para além das justificativas oficiais, a criação das pioneiras universidades estaduais interiorizadas do Paraná está prioritariamente relacionada a questões de ordem política e econômica externas ao Estado, como a inserção definitiva do país à esfera de domínio do capitalismo internacional, e só secundariamente relacionada a questões de caráter local.

Palavras-chave : Ensino Superior Paranaense; Expansão do Ensino Superior Paranaense; Interiorização da Educação Universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )