Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de História da Educação
versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
VASCONCELOS, Larissa Meira de; FIALHO, Lia Machado Fiuza e MACHADO, Charliton José dos Santos. Educação, gênero e higienismo nos anúncios publicitários da Paraíba durante a Primeira República. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.451-473. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-8.
Este artigo almeja compreender como os anúncios publicados no jornal A União, periódico oficial do estado da Paraíba, reforçaram padrões comportamentais, trouxeram à tona as relações de poder, bem como as tensões entre os gêneros. Partimos da perspectiva de que a narrativa histórica é uma construção erigida por camadas sobrepostas de interpretações sobre o passado, sobre a qual daremos a nossa contribuição a partir de um ângulo ainda pouco explorado na História da Educação, qual seja a dos anúncios como uma das múltiplas instâncias educativas que contribuíram para construção de subjetividades. Assim, apresentamos as imagens recorrentes sobre os gêneros presente nos anúncios: 1) a mulher como “pedagoga do lar”, guardiã de uma nação saneada; 2) a “melindrosa”; 3) o “almofadinha”. Conclui-se que ao mesmo tempo em que a produção publicitária almejava influenciar e aumentar o consumo, também transformava hábitos e educava, promovendo tensões em torno das construções dos gêneros.
Palavras-chave : Gênero; Higienismo; Educação; Anúncios Publicitários.