SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Representações sobre o Canto e o Ensino da Música: entre a socialização, a arte e a interpretação do texto (1920-1930)John Dewey no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

VASCONCELOS, Larissa Meira de; FIALHO, Lia Machado Fiuza  e  MACHADO, Charliton José dos Santos. Educação, gênero e higienismo nos anúncios publicitários da Paraíba durante a Primeira República. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.451-473. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-8.

Este artigo almeja compreender como os anúncios publicados no jornal A União, periódico oficial do estado da Paraíba, reforçaram padrões comportamentais, trouxeram à tona as relações de poder, bem como as tensões entre os gêneros. Partimos da perspectiva de que a narrativa histórica é uma construção erigida por camadas sobrepostas de interpretações sobre o passado, sobre a qual daremos a nossa contribuição a partir de um ângulo ainda pouco explorado na História da Educação, qual seja a dos anúncios como uma das múltiplas instâncias educativas que contribuíram para construção de subjetividades. Assim, apresentamos as imagens recorrentes sobre os gêneros presente nos anúncios: 1) a mulher como “pedagoga do lar”, guardiã de uma nação saneada; 2) a “melindrosa”; 3) o “almofadinha”. Conclui-se que ao mesmo tempo em que a produção publicitária almejava influenciar e aumentar o consumo, também transformava hábitos e educava, promovendo tensões em torno das construções dos gêneros.

Palavras-chave : Gênero; Higienismo; Educação; Anúncios Publicitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )