SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Educación, género y higienismo en los anuncios publicitarios de Paraíba durante la Primera RepúblicaFuentes para la investigación de la Historia das Instituciones Educativas de Londrina (1936-2000) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.474-486. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-9.

Reconhecido como um dos mais importantes documentos da história da educação brasileira, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, elaborado por Fernando de Azevedo em 1932, não cita nominalmente o filósofo e educador americano John Dewey. Apesar disso, o documento contém frases e expressões semelhantes e mesmo idênticas às que são utilizadas por Dewey, fato que é confirmado por vários pesquisadores dedicados a este assunto. Este artigo examina as passagens do Manifesto que contêm ideias usualmente atribuídas da Dewey, com o intuito de discutir se há correspondência com os significados pretendidos pelo filósofo em suas obras. Além disso, o artigo discute por que Fernando de Azevedo não identifica Dewey como autor de tais ideias. Fundamentada em referenciais teóricos da retórica, a conclusão do artigo permite levantar hipóteses e sugerir a necessidade de novas investigações sobre o problema em pauta.

Palabras clave : Educação Brasileira (História); John Dewey; Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova; Retórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )