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Cadernos de História da Educação
versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.474-486. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-9.
Reconhecido como um dos mais importantes documentos da história da educação brasileira, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, elaborado por Fernando de Azevedo em 1932, não cita nominalmente o filósofo e educador americano John Dewey. Apesar disso, o documento contém frases e expressões semelhantes e mesmo idênticas às que são utilizadas por Dewey, fato que é confirmado por vários pesquisadores dedicados a este assunto. Este artigo examina as passagens do Manifesto que contêm ideias usualmente atribuídas da Dewey, com o intuito de discutir se há correspondência com os significados pretendidos pelo filósofo em suas obras. Além disso, o artigo discute por que Fernando de Azevedo não identifica Dewey como autor de tais ideias. Fundamentada em referenciais teóricos da retórica, a conclusão do artigo permite levantar hipóteses e sugerir a necessidade de novas investigações sobre o problema em pauta.
Palavras-chave : Educação Brasileira (História); John Dewey; Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova; Retórica.