SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Educação, gênero e higienismo nos anúncios publicitários da Paraíba durante a Primeira RepúblicaFontes para pesquisa da História das Instituições educativas escolares de Londrina (1936-2000) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.474-486. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-9.

Reconhecido como um dos mais importantes documentos da história da educação brasileira, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, elaborado por Fernando de Azevedo em 1932, não cita nominalmente o filósofo e educador americano John Dewey. Apesar disso, o documento contém frases e expressões semelhantes e mesmo idênticas às que são utilizadas por Dewey, fato que é confirmado por vários pesquisadores dedicados a este assunto. Este artigo examina as passagens do Manifesto que contêm ideias usualmente atribuídas da Dewey, com o intuito de discutir se há correspondência com os significados pretendidos pelo filósofo em suas obras. Além disso, o artigo discute por que Fernando de Azevedo não identifica Dewey como autor de tais ideias. Fundamentada em referenciais teóricos da retórica, a conclusão do artigo permite levantar hipóteses e sugerir a necessidade de novas investigações sobre o problema em pauta.

Palavras-chave : Educação Brasileira (História); John Dewey; Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova; Retórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )