SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Historias y recuerdos EJA de estudiantes en universidades y portugués brasileña después de 1974Aspectos de la construcción histórica de la identidad de la educación de adultos en Brasil y Portugal: enfoque en la agenda política y sus prácticas discursivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

LIMA, Michelle Castro; MOIO, Isabel Sofia Fernandes  y  VIEIRA, Cristina Maria Coimbra. História da educação de jovens e adultos em Portugal: o ingresso de jovens maiores de 23 anos no Ensino Superior. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.71-90.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-7.

O ingresso e a permanência dos jovens nas universidades portuguesas têm sido tema de discussão com a edição do Decreto-Lei n.º 393-B/99, Decreto-Lei n.º 49/2005 e Decreto-Lei n.º 64/2006. A partir desses decretos, as universidades portuguesas passaram a oferecer concurso especial para o ingresso de estudantes maiores de 25 anos e, em 2005, para maiores de 23 que tenham concluído apenas o ensino primário. Diante dessa realidade, buscamos neste artigo investigar a história do acesso e permanência de Jovens e Adultos no ensino superior português. Para tal, realizamos um cruzamento de dados estatísticos dos cursos especiais da Universidade de Coimbra com a bibliografia sobre o tema, analisando a trajetória acadêmica e os impactos desse curso na formação dos jovens maiores de 23 anos que não concluíram o ensino secundário.

Palabras clave : Ensino Superior; Adultos; História.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )