SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21"Dear reader." Gender and schooling experience in Argentina in the 1930s“This is not a school, it’s a zoo. There are the animals”: Death at an early age by Jonathan Kozol and the injustices and violence promoted by the American school system in the 1960s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

BARBOSA, Raquel Lazzari Leite  and  SILVA, Mariana Montanhini da. O romance Canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e074.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-74.

Com base na temática feminina abordada no romance francês Canção de Ninar, de Leïla Slimani, esse artigo propõe um estudo sobre a relação entre algumas questões de gênero, educação e trabalho. Em que pese ser uma história situada na atualidade, apoiado na leitura desse livro pode-se permitir abordar aspectos históricos, desde meados do século XIX, período no qual as mulheres foram incorporadas às relações laborais exteriores, para entender como foi forjada a problemática envolvendo gênero, educação e trabalho, que ultrapassa o tempo histórico, e oferecer aspectos, a partir dos quais se pode perceber uma configuração social referente ao papel das mulheres na atuação profissional. Isto posto, o romance Canção de Ninar, torna-se um recurso como móvel de formação e conhecimento da realidade social e histórica.

Keywords : História de mulheres; Ensino; Estudos literários.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )