SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21“Leitora amiga”. Gênero e experiência de escolarização na Argentina na década de 1930“Isto aqui não é escola, é zoológico. Lá estão os animais”: Morte em tenra idade de Jonathan Kozol e as injustiças e violências promovidas pelo sistema escolar americano na década de 1960 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

BARBOSA, Raquel Lazzari Leite  e  SILVA, Mariana Montanhini da. O romance Canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e074.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-74.

Com base na temática feminina abordada no romance francês Canção de Ninar, de Leïla Slimani, esse artigo propõe um estudo sobre a relação entre algumas questões de gênero, educação e trabalho. Em que pese ser uma história situada na atualidade, apoiado na leitura desse livro pode-se permitir abordar aspectos históricos, desde meados do século XIX, período no qual as mulheres foram incorporadas às relações laborais exteriores, para entender como foi forjada a problemática envolvendo gênero, educação e trabalho, que ultrapassa o tempo histórico, e oferecer aspectos, a partir dos quais se pode perceber uma configuração social referente ao papel das mulheres na atuação profissional. Isto posto, o romance Canção de Ninar, torna-se um recurso como móvel de formação e conhecimento da realidade social e histórica.

Palavras-chave : História de mulheres; Ensino; Estudos literários.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )