SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The choice of Pierre Faure as director of the Institut supérieur de Pédagogie of the Catholic Institute of Paris: affirming the doctrinal positions of Christian pedagogy in the face of the impression of chaos created by active methodsSanta Cruz School as a Laboratory, a perspective of Yvon Lafrance (1959-1962) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SILVA, Daniele Hungaro da. As visitas técnico-pedagógicas de Pierre Faure ao Brasil para a formação de professores. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e110.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-110.

O objetivo deste artigo é compreender as visitas técnico-pedagógicas de Pierre Faure para ministrar as Semanas Pedagógicas que ocorreram no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente nos anos de 1955 e 1956. Faure foi um padre jesuíta francês que elaborou uma proposta inovadora de Educação Nova Católica: a Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC). A referência de Faure como educador percorreu mundo afora chegando a ser convidado para visitar o Brasil e ministrar as Semanas Pedagógicas promovidas pela Associação de Educação Católica (AEC). As visitas deste educador ao Brasil são aqui compreendidas como um modo de circulação, visto que este conceito, de acordo com Roger Chartier (1992), significa uma série de operações de disseminação de textos escritos em revistas especializadas, falas em congressos ou visitas de educadores em circuitos específicos. Até o momento, é possível afirmar que a pedagogia de Faure tonificou a posição católica no campo escolar brasileiro.

Keywords : Educação Nova Católica; Visitas Técnico-Pedagógicas; Pedagogia Personalizada e Comunitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )