SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A escolha de Pierre Faure como diretor do Instituto Superior de Pedagogia do Instituto Católico de Paris: afirmar posições doutrinais da pedagogia cristã diante da impressão de caos criado por métodos ativosO Colégio Santa Cruz como laboratório: a perspectiva de Yvon Lafrance (1959-1962) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SILVA, Daniele Hungaro da. As visitas técnico-pedagógicas de Pierre Faure ao Brasil para a formação de professores. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e110.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-110.

O objetivo deste artigo é compreender as visitas técnico-pedagógicas de Pierre Faure para ministrar as Semanas Pedagógicas que ocorreram no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente nos anos de 1955 e 1956. Faure foi um padre jesuíta francês que elaborou uma proposta inovadora de Educação Nova Católica: a Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC). A referência de Faure como educador percorreu mundo afora chegando a ser convidado para visitar o Brasil e ministrar as Semanas Pedagógicas promovidas pela Associação de Educação Católica (AEC). As visitas deste educador ao Brasil são aqui compreendidas como um modo de circulação, visto que este conceito, de acordo com Roger Chartier (1992), significa uma série de operações de disseminação de textos escritos em revistas especializadas, falas em congressos ou visitas de educadores em circuitos específicos. Até o momento, é possível afirmar que a pedagogia de Faure tonificou a posição católica no campo escolar brasileiro.

Palavras-chave : Educação Nova Católica; Visitas Técnico-Pedagógicas; Pedagogia Personalizada e Comunitária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )