SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La Enseñanza Secundaria, en perspectiva comparada, en São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro y en el Distrito Federal: estadística, legislación e historiografía (1942-1961)La Expansión de la Educación Secundaria en la Región Centro-Oeste de Brasil: Estados de Mato Grosso y Goias (1942-1961) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

OLIVEIRA, Kevin Lino de  y  CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. As marcas da expansão do ensino secundário: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (1942-1961). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e197.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-197.

Texto sistematiza os resultados de investigações realizadas por pesquisadores e pesquisadoras da Região Sul do país, somando aos esforços do projeto “Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961)”, o qual teve como objetivo geral analisar as políticas governamentais, federais, estaduais e municipais para o ensino secundário, em perspectiva comparada. Projeto mobilizou documentos governamentais, dados estatísticos sobre o ensino secundário, além de um conjunto de documentação de natureza escolar. No que se refere aos estados do Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, as pesquisas permitem estabelecer aproximações (e contrastes) dos processos de expansão do ensino secundário nesses estados, especialmente com relação aos seguintes aspectos: o crescimento populacional e a interiorização como vetores da expansão do ensino secundário; os investimentos do poder público na criação/ampliação de uma rede de estabelecimentos; e as ações das instituições privadas e/ou confessionais.

Palabras clave : Ensino secundário; Expansão; Região Sul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )