SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Republican speech and the debate on the formation of the Brazilian people in the trajectory of Virgilio Cardoso de OliveiraEducational cinema between documentary and fiction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

IRFFI, Ana Sara Ribeiro Parente Cortez; REIS, Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez  and  REIS JR, Darlan de Oliveira. Edições Michalany: manuais didáticos de estudos sociais como dispositivos de normatizações culturais no Brasil (1973). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e164.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-164.

Este artigo analisa a estratégia do manual didático de estudos sociais das edições Michalany, de 1973, de destituição da História e seus pressupostos em favor dos Estudos Sociais de Moral e Civismo, que terminou por argumentar que a Ditatura Civil-militar vigente se tratava, na verdade, de uma experiência democrática. Como também perceber o destaque para a definição de papeis sociais apresentada nesse manual - e outros documentos educacionais instituídos pela Ditadura no Brasil com a perspectiva de uma educação moral e cívica - no lugar de História e Geografia, como estratégia para resguardar os princípios democráticos na população brasileira em idade escolar, entre 1964 e 1985. Como fontes, foram utilizados o Curso de Estudos Sociais Integrados (para o primeiro grau), de Douglas Michalany, e a Contribuição para o desenvolvimento de Educação Moral e Cívica e de Organização Social e Política no Brasil nos currículos de 1° e 2° graus.

Keywords : História; Manual didático; Ditadura civil-militar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )